quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Muhammad Ali x George Foreman
30 de outubro de 1974

Se você perguntar sobre esta luta para qualquer pessoas que goste de boxe, certamente vai ouvir que ela foi uma das maiores de todos os tempos, se não a maior. Além de reunir duas lendas do boxe, a decisão do título dos pesos-pesados entre o campeão George Foreman e o desafiante Muhammad Ali foi também uma das maiores zebras do esporte.

Aos 23 anos de idade, George Foreman não parecia em nada essa figurinha rotunda que hoje vende churrasqueiras de apartamento na TV. Ele era o atual campeão mundial, após derrubar ninguém menos que Joe Frazier. Era o mais jovem boxeador a tornar-se campeão mundial e no momento dessa luta tinha um histórico de 40 vitória, sendo 37 por nocaute. Os dois únicos lutadores que derrubaram Ali caíram diante de Foreman em menos de dois rounds. O cara era um fenômeno, uma máquina de bater temida por qualquer lutador da época.

Muhammad Ali, por sua vez, tinha 32 anos e este era apenas seu terceiro confronto desde que voltara a lutar. Após recusar-se à lutar no Vietnã, ele perdeu o cinturão de campeão mundial e foi suspenso indefinidamente do boxe. Suas duas lutas de retorno, entretanto, foram bastante decepcionantes e alguns jornalistas chegavam até a temer pela saúde do ex-campeão.

O desafio contra Foreman aconteceu mais por jogada marqueteira de um jovem empresário chamado Don King, que organizava então sua primeira grande luta. Com a ajuda financeira do ditador do Zaire, Mobutu Sésé Seko, Don King levou o desafio para Kinshasao, onde ganhou o apelido de "Rumble in the Jungle".

Mas para muitas pessoas, naqueles períodos de luta pelos dieitos civis e muita tensão racial nos EUA, um embate entre Ali e Foreman não era somente uma decisão entre dois atletas. Lá estava um negro que, sob a orientação religiosa dos Black Muslims (uma seita que pregava muito mais o conflito que o diálogo) optou por não lutar na Guerra do Vietnã, contra outro negro, muito mais bem visto pela tradicional sociedade branca norte-americana e representante do establishment.

A luta em si, foi uma verdadeira aula de boxe lecionada por um velho mestre ao pupilo desobediente. Ali era extremamente técnico e inteligente. Sabia que Foreman era um touro selvagem e havia ganhado a grande maioria de suas lutas nos primeiros rounds. O que teria que fazer era aguentar alguns longos minutos de artilharia pesada, para depois lutar contra um adversário exausto.

Já sem o mesmo jogo de pernas que em outros tempos o faziam "dançar como uma borboleta e atacar como uma abelha", Ali tratou de fazer aquilo que todos evitavam quando subiam no ringue contra Foreman: encostou-se nas cordas e chamou o campeão para a luta. No vídeo, um programa da televisão espanhola (que no final ainda mostra os melhores momentos da luta que deu a Ali o título mundial contra Sonny Liston), pode-se ver como ele encosta nas cordas, protege-se como pode e usa a sua envergadura para minar Foreman com jabs. No quarto round, visivelmente cansado, Foreman vê seu algoz fugir das cordas e começar o ataque, primeiro verbal, na forma de provocações, depois físico, em fortes e precisos golpes.

Carismático, Ali havia ganhado a simpatia do povo do Zaire ao longo dos dias anteriores à luta e no ginásio o povo entoava o famoso "Ali, bumaye!" (Ali, mate ele!) quando no oitavo round, uma série de golpes levaram um esgotado George Foreman à nocaute. O mundo todo consagrava o falastrão Ali, que ainda faria outras lutas memoráveis com Joe Frazier.

***

Arquivo: 636 mb
Idioma: espanhol
Resolução: 418 x 288

Download:
http://rapidshare.com/files/154076172/BOXEO-Muhammad_Ali_George_Foreman-30-10-1974.part1.rar

http://rapidshare.com/files/154082131/BOXEO-Muhammad_Ali_George_Foreman-30-10-1974.part2.rar

http://rapidshare.com/files/154089605/BOXEO-Muhammad_Ali_George_Foreman-30-10-1974.part3.rar

http://rapidshare.com/files/154094798/BOXEO-Muhammad_Ali_George_Foreman-30-10-1974.part4.rar

http://rapidshare.com/files/154110231/BOXEO-Muhammad_Ali_George_Foreman-30-10-1974.part5.rar

http://rapidshare.com/files/154115891/BOXEO-Muhammad_Ali_George_Foreman-30-10-1974.part6.rar

http://rapidshare.com/files/154687146/BOXEO-Muhammad_Ali_George_Foreman-30-10-1974.part7.rar

8 comentários:

Samaara Oliveiraa disse...

onde eu encontro mais lutas de muhammad ali pra baixar?

DOG BOSS PET SHOP disse...

POR FAVOR SOU FA NUMERO 1 DO ALI. PFAVOR BAIXEI TDS OS LINKS E ESTOU ENTRANDO TD DIA E O LINK 4 CONTINUA COM DEFEITO. PFAVOR CONSERTE O LINK. OBRIGADO!!

Tupa disse...

George Foreman foi muito melhor do que o ALI nesta luta, quem ver a luta vai perceber que o Foreman dominou o Ali em todos os Rounds. Infelizmente perdeu, mas foi muito mais lutador que o ALI.

vvvvvuuuu disse...

André ... O fato de um lutador bater mais vezes que o outro e atacar mais, não faz dele o melhor. O objetivo da luta é derrubar o adversário, se pra isso vc tiver que adotar uma estratégia de se defener mais no início para depois atacar, ta valendo. O Ali foi mais inteligente, mais resistente, mais preciso e derrubou o george foreman ... Então eu pergunto, se o Ali atingiu o verdadeiro objetivo (nocaute) quem foi realmente o melhor? Se a luta tivesse terminado em 1 round com um "golpe de sorte" no queixo, por exemplo, poderiamos dizer que talvez o George fosse melhor, mas ate onde eu entendo, o Foreman teve 8 rounds pra derrubar o Ali e não conseguiu (sendo que o Ali estava a anos parado e era quase 10 anos mais velho que o Foreman)que se limitou a defender a maior parte do tempo, e assim que o Ali se propos a atacar (que foi muito menos tempo que o foreman) conseguiu derruba-lo! O Foreman não foi melhor que o Ali em nada ... Ele apenas atacou mais e deu um numero maior de golpes ... A estratégia perfeita, foi o Ali que adotou e venceu a luta contra um dos maiores de todos os tempos, justamente por ser, do meu ponto de vista, o lutador mais completo de boxe que ja existiu, unindo força, resistencia e inteligencia! Abraços!

puto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
puto disse...

ALI NÃO AGUENTARIA A EXPLOSÃO,VELOCIDADE E A POTENCIA DOS GOLPES DO TYSON NO AUGE...SE ELE ADOTASSE ESSA ESTRATEGIA Q USOU COM O FOREMAN CONTRA UM TYSON NO AUGE ELE IRIA DALÍ PRO HOSPITAL. MAIS FOI UM GRANDE BOXER,ISSO SEM DÚVIDAS!

Unknown disse...

Boxe não é só pancadaria, tem que ter estratégia, e técnica, valentia, e determinação.

Unknown disse...

Ali, o Pelé do boxe. That's all!